Palestra Aberta: Do cinema de interior a experiência internacional - com João Paulo Miranda Maria

Thanks! Share it with your friends!

You disliked this video. Thanks for the feedback!


Added by
153 Views
13 de julho (SEG) - 10h às 12h (horário de Brasília)

Palestra: Do cinema de interior à experiência internacional
Com João Paulo Miranda Maria – cineasta e roteirista
Mediação: Rafael Sampaio (produtor)

A construção de um Cinema Caipira a partir das produções na cidade de Rio Claro-SP com o coletivo Kino-Olho, fundado por João Paulo, utilizando da experimentação com filmes-ensaios até a realização profissional de seus curtas que competiram em Cannes (2015 e 2016) e Veneza (2017). A experiência de Laboratórios internacionais, Residência Artística Cinéfondation e a co-produção internacional com seu longa-metragem de estreia, Casa de Antiguidades, que está na Seleção Oficial do Festival de Cannes 2020.

Link para pesquisa de público: https://forms.gle/QPqea98Fn8TzP8gk6

João Paulo Miranda Maria – cineasta e roteirista

Diretor e professor acadêmico, João Paulo Miranda Maria nasceu no interior do estado de SP/Brasil em 1982. Fez Cinema no Rio de Janeiro e Mestrado em Multimeios na Unicamp. Influenciado por sua pesquisa sobre o cineasta Jean Luc Godard e o Grupo Dziga Vertov, João Paulo retorna ao interior de SP e funda o grupo de pesquisa e prática cinematográfica Kino-olho. Observando a realidade, ele buscou no cotidiano de sua cidade a inspiração para seu estilo, que chamou de “Cinema Caipira”, uma linguagem a partir da observação da realidade crua e bruta, da qual ele tenta transmitir sua essência. Em dezembro de 2015, participou de um Lab organizado pela Semana da Crítica – Festival de Cannes, em parceria com o Torino Lab, em Moulin D’andé – Céci (Centro dos Escritores Cinematográficos), onde passou por consultoria sobre seu roteiro com grandes especialistas. Em 2017, João Paulo participou da residência artística Cinéfondation, oferecida pelo Festival de Cannes, em Paris. Dentre seus trabalhos, estão os curtas-metragens Meninas Formicida (Competição Oficial de Veneza 2017); A Moça que dançou com o Diabo (2016 – Festival de Cannes, Competição Oficial, Prêmio especial do Júri ; 54º New York Film Festival; 60º BFI London film Festival; Festival Internacional Vila do Conde, Portugal; 27º Festival de Curta-metragem de São Paulo – Kinoforum; 5º Olhar de Cinema de Curitiba, Prêmio do Público); Command Action (2015 – Festival de Cannes, Mostra competitiva “Semaine de la critique”; Festival Internacional Vila do Conde, Portugal; 59º BFI London Film Festival; 48º Festival de Brasília do Cinema Brasileiro; V Janela Internacional de Cinema do Recife; 3ª Mostra de Cinema de Gostoso, RN); A girl and a Gun (2009 – selecionado e premiado no Concurso “The Screening Room Mobile Phone Movie competition” – CNN, competição exclusiva para melhor filme em celular).


Mediador:Rafael Sampaio (produtor)

Graduado em Cinema pela FAAP, trabalhou anos como programador e produtor de festivais e mostras do Museu da Imagem e do Som de São Paulo, Cinemateca Brasileira, Cine Olido e CCBB, entre outros, e nos últimos anos tem se dedicado com maior ênfase à projetos de formação e produção audiovisual. É criador e diretor do BrLab – Laboratório de Desenvolvimento de Projetos no Brasil, desde 2011, e foi coordenador de diversos cursos, como os Laboratórios do Prodav 4/2013 e 2014 do FSA/Ancine, entre outros. É sócio da produtora Klaxon Cultura Audiovisual e produtor dos filmes Sobre Rodas (Mauro D’Addio, 2017), Um Casamento (Mônica Simões, 2017), Diz a Ela que me Viu Chorar (Maíra Bühler, 2019), entre outros.

#6IcumamLab
Category
Portugal Girls

Post your comment

Comments

Be the first to comment